quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"Iguarias" brasileiras em Israel

** editado, inckuindo dicas de outros brasileiros em Israel ** 

Muitos expatriados sentem falta das iguarias brasileiras, reclamam que as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá, que aqui não tem requeijão, que têm vontade de pastel, que abacaxi é caro. 

A verdade é que precisamos é parar de reclamar (ou pelo menos reclamar menos). Em primeiro lugar, muitas das coisas "típicas" brasileiras já podem ser encontradas ou adaptadas por aqui. Não temos supermercados brasileiros como os russos têm ou como os brasileiros que vivem em Miami têm, mas... 

Guaraná Antártica tem em todo canto. Uma garrafa de 1,5 litro custa mais do que uma de Coca-Cola (por volta de 11 shekels), mas ainda assim dá pra matar a vontade de vez em quando. Só precisam trazer Guaraná Light também. 

Pão de queijo dá pra fazer com a farinha de tapioca vendida nos mercados de comida oriental (tailandeses, indianos e etc) em Tel Aviv ou ainda na parte de farinhas especiais da rede Teva Market. Tem também pronto e congelado em algumas lojas de sul americanos em Kfar Saba.

No Teva também (adoro esse lugar!) dá pra encontrar feijão preto e carioca (além de feijão branco e muitos outros tipos, até feijão fradinho tem!). Quando eu vou até lá, compro bastante e sempre tenho.

Farofa a gente engana com farinha de rosca. Não fica igual, mas engana.

Strogonoff dá pra fazer com leite de coco (para os que comem kasher) ou com creme de leite de soja (da marca Alpro). Eu só faço com leite de coco e adoro. 


Requeijão tem em mercado árabe e russo. Me indicaram esse dinamarquês e apesar de ser carinho (quase 9 reais um pote), é bem parecido com o brasileiro, um pouco mais salgado. Tem também 
esse queijo de passar no pão da Tara (tem uns também chamados New York que são bons, mas são caros). 

Leite condensado é mais problemático. Dá pra encontrar, geralmente em supermercados de russos (em israelenses também tem, mas a variedade é menor), eu já comprei várias vezes, dá pra fazer sobremesas (como pudim), mas não dá ponto pro brigadeiro. Eu nunca consegui, mas me indicaram o leite condesado russo que tem uma vaquinha no rótulo azul e branco. O nome é algo parecido com MONOKO. Além disso, parece que a dica é acrescentar uma gema de ovo à receita do brigadeiro. 

Já ouvi falar de algumas pessoas que fazem pastel, coxinha e salgadinhos em geral, mas é a velha história... nunca vi, nem comi, só ouço falar que são bons. Muitos brasileiros me indicaram uma moça de Naharya q faz salgadinhos e docinho ótimos (não vou fazer a propaganda porque realmente não comi). Fora isso, a internet tá ai com receita de tudo pra gente testar de casa.

Nas minhas andanças por ai eu já encontrei bolachas e torradas Bauducco e bombom argentino que imita sonho de valsa. 

Maracujá tem plantado aos montes nos prédios do meu bairro. Pelo menos duas vezes por semana enchemos duas sacolas de supermercado, comemos, fazemos suco e congelamos para ter durante o ano. Mamão tem no Teva também (deviam me pagar pela propaganda).

Eu ainda sinto falta de algumas coisas, é verdade. O abacaxi, por exemplo, é muito caro e eu morro de medo de pagar 30 shekels em um (15 reais) e depois descobrir que ele está azedo de arrepiar a alma. 

Outra coisa que eu tenho vontade é pizza no forno a lenha. Não tem, pelo menos eu nunca vi. Já ouvi falar em algumas pizzarias em Tel Aviv (me indicaram a Tony Vespa), mas por enquanto eu me contento com as pizzas do meu marido (que é padeiro) que são muito boas. 

Não temos pão francês (pelo menos na minha opinião, baguete não é pão francês!), mas temos chalá no Shabbat (ou a semana inteira pra quem quiser) que fazem a alegria da minha semana. Eu AMO chalá doce com requeijão ou manteiga. 

Fora isso, acho que faz parte do processo de adaptação ao país e à cultura nova conhecer pratos e ingredientes novos, não ficar só reclamando do que não tem, mas adaptar o que dá e incorporar outros sabores à nossa mesa. Outro dia eu falei do silan, num próximo post eu falarei da tchina, ou tahine, como é conhecido o molho de gergelim por aí..

(Se você é brasileiro, vive em Israel e tem dicas e soluções pras nossas vontades e saudades, coloca aqui nos comentários que eu atualizo o post depois)





9 comentários:

  1. Bem requeijao eu compro em uma maadaniah russa vem da Dinamarca pra mim nao deixa a desejar tem a mesma consistencia talves um poquinho mais salgado, mas muito bom, vem no copo de vidro a logo e azul nao lembro o nome mas qdo comprar o proximo olho o nome. Salgadinhos tem a Tania que tem maos de anjos, uma delicia nao deixa a desejar ela fez pra festinha da Libi hummm so de lembrar e SIM Lu ele fez brigadeiro ficou igualzinho do do Brasil molinho delicia.
    Eu ja tentei fazer pao de queijo saiu nao grande la essa coisas vou mudando a receita uma hora acerto, mas qdo nao tem compro congelado mesmo amooooooo.
    Pizza no forno a lenha tem em TA no Tony Vespa, eu fui ao Brasil e passei muito mal com as 2 vezes que comi pizza desacostumei e nao acho ruim as que tem por aqui ate gosto.
    Como vc ADORO Teva Market essa semana mesmo comprei feijao carioquinha la.
    E concordo tem gente que so reclama, pra mim as frutas e verduras daqui sao muito mais saborosas talves tenha me acostumado demais :)
    Amo um shakshuca, um sauarma e um bom humus com pastrama kkkkk gosto mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu sou do norte.... Requeijao eu encontro nos supermercados dos Russos, vem em copo de vidro (como algumas marcas do Brasil) e eh delicioso.
    As coxinhaas, empadinhas, risoles..quibes, etc... tem a Tania Tata , que faz delicias.... procure no facebook Taam Brazilai ela tem muitas clientes ai no centro do Pais,e faz entregas...
    por enquanto eh isso....

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu sou do norte.... Requeijao eu encontro nos supermercados dos Russos, vem em copo de vidro (como algumas marcas do Brasil) e eh delicioso.
    As coxinhaas, empadinhas, risoles..quibes, etc... tem a Tania Tata , que faz delicias.... procure no facebook Taam Brazilai ela tem muitas clientes ai no centro do Pais,e faz entregas...
    por enquanto eh isso....

    ResponderExcluir
  4. Oi,e eu... estou aqui no Brazil... morrendo de inveja de vocês que moram em Israel! rsrsrsrsrs Não tem um lugarzinho aí pra mim não????

    ResponderExcluir
  5. Ai.. Eu amo comida arabe.. E qd vc fala de algumas me da agua na boca... Nao tem td... Mas da pra se virar neh!! Afinal se tivesse td não seria putro país!!!! Bjos Uri!!! To quase parindo!!!

    ResponderExcluir
  6. pois eu faco muito negrinho, brigadeico - coloco um ovo, manteiga, uma colhe de sopa bem cheia, chocolate em po ate ficar da cor que eu quero e depois cozinho como dizem ate soltar do fundo da panela e semre mechendo. Nunca sei quanto tempo leva, muitas vezes fica mole depois que esfria e dai eu coloco de novo no fogo.
    Os meus, modestia a parte fazem um sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Oi, esqueci de dizer que andei reblogando algumas de suas "Israelidades" no meu Eretz Israel,um blog que amplia o conhecimento sobre o Estado de Israel aqui no Brazil. Espero que não se importe. Se quiser dar uma olhada segue o link http://eretzisraelmv.blogspot.com.br/ Shalom.

    ResponderExcluir
  8. Oi LU, nao sei quanto tempo está aqui em Israel, eu estou há 6 meses. As Unicas coisas que me fazem falta é o requeijão e o tempero arisco. Serioooo, eram coisas que nao faltavam na minha casa e por isso eu sinto falta. Do resto nao muito, talvez a pizza. Fiquei feliz de saber que em mercado russo tem requeijao, vou procurar. Já fiz brigadeiro e ficou ridiculo, vou tentar a dica. Já usei os dois leites condensado e tenho que admitir que esse russo é ruim, demasiado doce. Em contra partida amo a variedade e as possibilidades de comidas que encontramos aqui e os doce, afff, cada coisa deliciosa.

    ResponderExcluir
  9. Falando em pizza, nesse sábado eu dei um pulinho na Cidade de Aco (Acre), entrei em uma casa de café (beit cafe), a beira mar chamado CAFENETO, a pizza estava realmente deliciosa com o gostinho do Brasil e não vai acreditar, lá eles acrescentam o ORÉGANO, gente eu disse: eles acrescentam orégano como no Brasil. Uma pizza não foi suficiente, tivemos que pedir mais uma.

    ResponderExcluir