terça-feira, 31 de julho de 2012

A Terra do Leite e do Mel ... de tâmaras!

Hoje logo cedo eu falei pro meu marido: "O dia em que formos embora de Israel, eu levo uma caixa de silan comigo". Silan é como chamamos por aqui o mel de tâmaras, uma das coisas mais gostosas que você só encontra (ou encontra mais facilmente) nos supermercados dessa região do mundo. 


O silan parece um melado mas menos espesso e menos enjoativo. É marrom escuro e é feito somente de tâmaras e água. Eu aprendi com uma nutricionista daqui que ele é o adoçante natural que menos mal causa pro organismo , muito menos do que todos os tipos de açúcar e o mel. Claro, é mais engordativo do que adoçantes artificiais, mas não tem aquele gostinho amargo que os químicos têm. É cheio de nutrientes, como potássio, ferro e magnésio. 


Aqui em casa a gente usa silan pra um monte de coisas: No iogurte, na granola, no sucrilhos, nas frutas mais azedas, no molho pra salada, no tempero daquela asinha de frango salgada e doce. Já comemos com queijo também e já usamos em algumas receitas. Dá pra colocar no sorvete, na panqueca, na receita de bolos e biscoitos. Enfim, é uma delícia, um dos meus queridinhos em Israel. 


Minha mãe foi apresentada a essa maravilha quando chegou em Israel e hoje me faz mandar um pote toda vez que alguém vai pro Brasil. Levei de presente pras minhas primas na Espanha e elas adoraram também. 


Não é muito baratinho não, um pote de tamanho médio pode custar uns 15 reais, mas é mais barato do que um pote com a mesma quantidade de mel. 



Enfim, é uma dica para quem encontrar dates syrup nos supermercados por ai (acho que em supermercados de produtos orgânicos seja mais fácil de encontrar). Quem não encontrar, pode fazer em casa, achei a receita aqui (nessa foto parece mais líquido do que o que eu compro). Quem quiser comprar online, ou quiser mais idéias de receitas, tem aqui








Obs: Isso não é um post publicitário. É somente o meu registro de uma das minhas israelidades favoritas!

4 comentários:

  1. Nossa, fiquei morrendo de vontade de provar... Aqui usamos muito o Maple Syrup e eu tb gosto muito do valor nutritivo e do sabor suave. Agora vamos ver se eu acho dates syrup, já que o povo aqui adora dates...
    bj e obrigada pelo carinho lá no blog!
    Pati

    ResponderExcluir
  2. Como assim eu nao conheco Silan??? Adoramos tamaras nao falta em casa mas nunquinha experimentei o tal xarope na verdade nem sabia de sua existencia. Pronto vou no super hj e procurar por ele.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade! Deve ser bem gostoso. Será que encontro em Amsterdam? ;-)

    ResponderExcluir
  4. Amei esse seu blog!

    Principalmente o termo israelidade!
    Vou adotá-lo. kkkkkkk

    ResponderExcluir